Corrêa em uma das passagens por Santa Maria como chefe da PF, em 2008. Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o delegado da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa para assumir a chefia da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O nome dele foi publicado na edição de sexta-feira (3) do Diário Oficial da União. A confirmação ocorre na semana que o governo oficializou a transferência da Abin para a Casa Civil, retirando da responsabilidade dos militares.
Santa-mariense, Corrêa já ocupou cargos nos dois outros governos Lula. Primeiro, o delegado assumiu, em novembro de 2003, de secretário nacional da Segurança Pública, e depois, ele foi nomeado, no final de 2007, como diretor-geral da Polícia Federal. Também foi responsável pela segurança das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. O delegado assumirá o cargo depois que o Senado aprovar seu nome.
A Abin tem como missão assessorar o presidente da República com a produção de informações de inteligência sobre assuntos estratégicos internos e externos. A agência esteve no centro de algumas polêmicas no governo Jair Bolsonaro (PL). Já na gestão Lula, devido à desconfiança dos militares por parte de petistas, fica sob a tutela da Casa Civil.